Quando batizar

Decisão que depende dos pais. Tive duas experiências: o meu mais novo foi batizado com 3 meses e o mais velho, com sete meses. Achei que mais crescidinho é bem melhor, pois fica mais acordado, os cuidados são mais simplificados, não precisei amamentar tanto durante a cerimônia e estava menos cansada para organizar a cerimônia.

Existem alguns pais que fazem o batismo e comemoram o primeiro ano de vida. A vantagem é que simplifica as comemorações e a criança de um ano aproveita mais o momento.

Igreja

Escolha a paróquia de sua preferência e informe-se quanto a programação dos batizados. Não deixe para a última hora, pois existe um limite de crianças por vez. Existe a possibilidade do batizado individual. Veja se a sua paróquia realiza, caso queira.

Importante: programem a data com a disponibilidade dos padrinhos. Um planejamento prévio facilita muito.

Documentação

Informe-se quais documentos devem ser entregues antes ou no dia do batizado. Os padrinhos e os pais devem fazer o curso preparatório. Não precisa ser na mesma igreja do batizado.

Lista de convidados

O batizado é um momento muito íntimo e, na minha opinião, apenas a família, padrinhos e amigos muito próximos devem ser convidados.

Convite

O convite para a madrinha e padrinho deve ser feito com muita antecedência para eles fazerem o curso e reservarem a data. Para familiares e amigos, pode ser feito um convite impresso, pessoalmente ou pelo telefone. Este detalhe vai depender muito do momento, necessidade e tempo dos pais. Agora, é sempre bom uma mensagem para email ou celular com a data, horário, local e se vai ter alguma comemoração após a cerimônia.

Comemoração

Não é uma obrigação, mas os convidados sempre esperam. Se não for possível, entregue alguma lembrancinha para agradecer a presença.

Para batizado acontecer no período da manhã, pode ser feito um café da manhã reforçado, um brunch ou um almoço. A escolha vai depender muito do horário do encerramento do batizado e do orçamento. Como é um evento pequeno, é possível ser realizado em casa. Caso faça a opção por um restaurante, o costume é que os pais paguem a conta. Portanto, mais uma justificativa para chamar apenas as pessoas realmente da família.

Para batizado à tarde, lanche é a opção ideal. Eles ficam mais baratos e são fáceis de fazer.

Decoração

A decoração é bem clássica, com flores, poucas cores e com enfeites religiosos. As cores mais claras, como branco, azul, amarelo, rosa  são as mais usadas. Algumas decorações seguem um tema, como: pássaros, anjos, carneirinhos e ursos.

 Roupa do Bebê
Tradicionalmente, ela é oferecida pela madrinha, mas isso não é obrigatório. O modelo deve ser branco sempre.

 Lembrancinha

Podem ser ligadas ao tema religioso (terços, imagens de anjinho, vidrinhos com água benta) ou temas mais livres (bloco de notas, bombons, marcadores de livros, caixinhas com algumas guloseimas). Elas são uma recordação deste momento tão especial e significativo.

Fotografia

Este momento merece ser registrado. Caso não contrate um fotógrafo profissional, eleja algum familiar ou amigo parar assumir esta tarefa.

Existe o álbum do batizado que é uma boa recordação. Antes, dê uma olhada para ver quais momentos são importantes para serem registrados. É uma forma de orientar o fotógrafo no dia.

No dia do batizado

  • Leve roupa extra para o bebê e uma manta para qualquer eventualidade.
  • Veja o espaço na máquina fotográfica e carregue a bateria.
  • Chegue com antecedência para manter a calma de todos, principalmente, a do bebê.
  • Lembre-se da vela e toalhinha se o batizado for na Igreja Católica. Algumas igrejas vendem no dia. Informe-se.

Depois do batizado

  •  Selecione as fotos significativas e revele para colocar no álbum de recordação.
  • Revele ou envie as fotos da criança com os padrinhos e avós. É uma forma de carinho e de agradecimento e todos adoram.
  • Preencha o álbum do batizado com as fotos e informações. Não deixe para depois.

Aproveite este dia que é muito especial para todos que amam este bebê lindo!