Não sou decoradora profissional, mas me viro muito bem quando vou fazer uma festa. O início de tudo é sempre uma boa pesquisa e um planejamento detalhado de tudo que precisa para antes e durante a festa. Veja algumas dicas que eu pratico:

Escolha do tema:os temas para as crianças menores são escolhidos pelas mãe. Na medida que elas crescem, os gostos vão aparecendo e a escolha passa a ser a delas.

Pesquisa: com o tema escolhido, comece a pesquisa e a melhor fonte é a internet. Veja blogs brasileiros e estrangeiros, principalmente os americanos. Eles são ótimos em fazer festas.

Salve as imagens que achar que mais combinem com o que quer e o que é possível ser feito, de acordo com o orçamento e com o tempo disponível. Estas imagens são as referências básicas para o processo criativo. Daquelas ideias, surgem outras ainda melhores.

Referências: cada tema tem os objetos que não podem faltar. Por exemplo: para uma festa de pirata, não pode faltar espada, moedas, baú, bandeiras, tapa olho etc. Relacione quais são as referências que vai utilizar na sua decoração.

Cores: existe a possibilidade de utilizar duas cores ou até seis, por exemplo. Veja quais cores o tema permite e decida quais cores vai utilizar. Não se esqueça que a festa é de criança e elas adoram cores.

Planejamento: selecionada as ideias, elabore uma lista do que vai fazer. Uma maneira que encontrei foi fazer croqui da mesa e dos espaços da festa. É um jeito visual de colocar as ideias no papel e de colocar o que tenho que fazer. Após esta etapa, faça uma lista do que deve ser feito, prazo de execução e o material que vai precisar.

Antes de sair às compras, verifique o que tem em casa e o que pode pegar emprestado. Aproveitar sempre é uma boa para economizar.

Compras: faça uma pesquisa nas lojas e na internet. Alguns itens são fáceis de serem encontrados mais na internet do que nas lojas. Você vai perceber que a lista de compras deve ser sempre revista, pois sempre aparece um item ou outro para comprar.

Utensílios básicos: para a confecção da decoração, separe em local para ir colocando o que for comprar e o que estiver pronto. Coloque numa caixa os itens que sempre vai utilizar, como: tesoura, cola branca extra, cola quente, cola bastão, furador para tags, grampeador, régua, fita métrica, papel para rascunho, fita adesiva, borracha, caneta, lápis, canetinha.

Papelaria: para uma festa personalizada, a papelaria é essencial. O convite é o primeiro contato que o convidado terá com a festa e ele faz parte da papelaria. Existem alguns sites que disponibilizam o arquivo já pronto com vários itens para serem impressos. Um que gosto muito é o Etsy. A compra é efetuada pelo cartão e, em minutos, você recebe o arquivo.

Comidas: sempre é bom ter referência dos fornecedores. É um item na festa que não deve ser testado no dia. O cálculo é sempre por pessoa e faça uma estimativa de 15% a 20% de faltantes. O lema é sempre o mesmo: é melhor sobrar do que faltar.

Mesa do bolo: aproveite os refratários que tem em casa e veja os que pode pedir emprestado. Para quem gosta de fazer festa, vale a pena investir em algumas peças neutras para os doces e guloseimas. Para dar um movimento na mesa, utilize peças de diferentes alturas e formatos. Porcelanas, madeiras, bambu, palha, metal, prata podem ser utilizados ao mesmo tempo. Veja quais materiais mais combinam com o tema.

Para facilitar, trabalhe com a simetria. Ou seja, centralize o bolo e coloque os mesmos elementos nos dois lados. Procure não encher muito a mesa para os elementos escolhidos para a sua decoração se destacarem.

Fundo da Mesa do Bolo: esta parte da decoração faz parte das fotos que serão o registro da festa. Pense em fazer algo que não polua e que complemente a mesa do bolo.

Cantinhos charmosos: cada vez mais, sou apaixonada pelos cantinhos cheios de detalhes. Utilize mesas, flores, porta retrato, fotos, almofadas e deixe a sua decoração ainda mais adorável.

Centro de mesa: existem inúmeros vasinhos e potes nas lojas de festa para serem utilizados como centros de mesa. Se não quiser muito trabalho, utilize flores plantadas em vasinhos. Fáceis de encontrar em floriculturas e supermercados. Coloque cata-ventos, palito com alguma papelaria. Kalandiva, Kalanchoê e begônia são as espécies de flores que tem variedade de cores e durabilidade.

Lembranças: você pode optar por uma lembrança ou várias lembrancinhas pequenas. Para não onerar, veja o que você mesma pode fazer. Utilize a papelaria para deixá-las ainda mais com a cara da festa.

Palpite de ouro: pense sempre nos detalhes, pois eles que fazem a diferença e deixam a sua festa mais linda.